terça-feira, 2 de março de 2010

FarmVille again


O FarmVille continua a estar na boca do mundo. Li há dias uma notícia que começava assim: "Quinta virtual que arrasta milhões de agricultores. Acordar às 5 da manhã para colher tomate é a mania dos novos agricultores... Não acredita? Conheça o mundo FarmVille".

Não, não faço parte destas pessoas que acordam de madrugada para ir colher, até porque prezo muito a minha caminha e só me levantaria de madrugada em caso de extrema gravidade ou para ir de viagem, mas adiante.

Pelos vistos, existem mais de 80 milhões de agricultores virtuais por mês, 31 milhões por dia. É este o número de pessoas que se juntam nesta aplicação da rede social Facebook para gerir e aumentar a produção animal e agrícola nas suas "quintas". Dos 400 milhões de utilizadores do Facebook, um quinto aderiu à moda da agricultura virtual, a um ritmo de 10 milhões de novos agricultores a cada mês.

Até aqui tudo bem. Agora a parte que me deixou verdadeiramente preocupada. O FarmVille foi testado recentemente num telemóvel Android, antecipando o caminho da agricultura virtual para os telemóveis. Mas o que é isto pá? Não façam uma coisa destas, FarmVille no telemóvel é que não, ppllllleeeeaaaassseeee!!

Quer dizer, não basta começarmos a jogar inocentemente um joguito apenas como distracção e ocuparmos parte do nosso dia a plantar batatas e a colher flores, como agora querem que estejamos num local público e que saquemos do telefone para controlarmos a hora de colheita das couves? Depois admiram-se que as pessoas fiquem viciadas...

6 comentários:

Maguita disse...

Quando em recompor do embate desta notícia, comento como deve ser.

Maguita disse...

Estou a tentar imaginar tudo isso e só me ocorrem cenários que não me agradam nada, mas MAU MAU é ter de ouvir a música do Farmville no comboio.

Lily disse...

Já me estou a preparar psicologicamente para ir no comboio e em vez de ver as pessoas a ler ou a jogar sudoku, vê-las a premir freneticamente as teclas para ordenhar as vacas e plantar ervilhas

Maguita disse...

E se as pessoas estiverem acompanhadas e começam a fazer comentários sobre o que se está a passar? "Eisssssssssshhhhh, ganhei 20 XPs com o teu ovo!", tudo isso ao som irritante daquela música. Lily, quando isso acontecer, ata-me a uma cama e injecta-me tranquilizante para cavalo.

Carla disse...

O Farmville tem música?!? E de que tipo? Quim Barreiros? Tony Carreira? Acordeonistas? É que o meu pai é agricultor nas horas vagas e adora ouvir os acordeonistas. E houve uma altura que também ouvia Mónica Sintra, mas prefiro esquecer-me disso.

Sofisga disse...

Pois a mim não me apanham, não jogo e até já aderi ao grupo de pessoas no Facebook que não jogam o FarmVille! Cultivo virtual, onde já se viu? É isso e sexo cibernético, escusam de me convidar, nada como pôr as mãos numa horta verdadeira!