quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O meu primeiro sismo


Nunca pensei começar um post com o título acima, mas aqui vai... Tudo se passou esta madrugada, mais exactamente à 1:37. Estava meia a dormir, meia a ver a série Mentes Criminosas e a pensar "desliga mas é a TV que já não estás é a ver nada", mas claro que a TV continuou ligada e eu quase a adormecer. Nisto começo a ouvir um barulho e primeiro pensei que era o meu vizinho do lado no seu Subaru artilhado (que o som daquilo mais parece o de um tractor). Mas não podia ser, o barulho vinha de mais longe. Parecia quando ouvimos um trovão ao longe e pensei "agora só falta vir uma trovoada para não me deixar dormir". Mas também não era bem, pois o barulho era contínuo.

Lá continuei a ouvir um bbbbrrrruuuummmm longínquo e nisto a cama começa a tremer ligeiramente e eu a pensar porque raio estava a tremer se estava tão quentinha e nisto a cama treme mais e penso "caramba, não sou eu, é a cama!! É um sismo!!" Olho para cima e vejo o candeeiro a baloiçar... continuo sentada na cama a olhar para o candeeiro a baloiçar cada vez mais. Nisto parou... silêncio absoluto... eu quieta e o candeeiro de um lado para o outro... deitei-me... levantei-me... fui andar pela casa... fui espreitar à janela... o silêncio continuava... fui novamente para a cama pensar no que fazer se houvesse uma réplica... "ok, se for assim fico aqui sossegada, se for mais forte piro-me daqui para fora". Meto a TV na SIC Notícias e vejo o noticiário das 2h. Confirma-se, sismo de grau 6...

Considero que sempre tive um pensamento racional, mas assusta-me a parte de ter ficado a olhar para o candeeiro inclusive a pensar que se por acaso ele caísse, seria em cima das minhas pernas. No entanto, fiquei quieta a ver no que aquilo dava. Quero acreditar que se fosse caso disso, teria a reacção de me proteger. Foram segundos que pareceram uma eternidade...

Tratou-se de um sismo de magnitude 6.0 na escala de Richter, cujo epicentro se localizou a cerca de 100 quilómetros do Cabo de São Vicente. Foi o maior em 40 anos.

O que aconteceu em 2007 não senti. Estava em casa doente com faringite e apenas ouvi uma tampa a fazer barulho mas nem sequer associei a um sismo, porque não senti nada efectivamente a tremer. Mais tarde soube o que tinha sido e que em Lisboa se sentiu bastante.

Este senti e bem! Embora um pouco assustada, mantive a calma. Seja como for, espero não voltar a passar pelo mesmo.

6 comentários:

Maguita disse...

"(...) assusta-me a parte de ter ficado a olhar para o candeeiro inclusive a pensar que se por acaso ele caísse, seria em cima das minhas pernas" LOL!!!!!

Maguita disse...

As réplicas não são sempre mais fracas?

Carla disse...

Mas será que só eu é que voltei a dormir que nem uma pedra depois de acontecer o sismo?

Maguita disse...

Eu voltei a ver televisão :-D

Sofisga disse...

Pois eu nem o senti, mantive-me inabalável no meu sono. Mas pelo que ouvi, é até benéfico que os haja, tipo um descarregar de tensões para não vir lá algo pior... Por mim, podem vir, mas venham pela calada da noite, sem grande alarido e sem me acordar. O de 2007 senti-o bem, parecia que estava a ter uma tontura ou a alucinar já que ao olhar pela janela, o prédio em frente começou a abanar como que contorcendo-se. Ó fáxavore, venha de lá um sismo para a vergonhosa cimeira de Copenhaga, esses é que mereciam levar com uns candeeiros no alto da pinha para ver se acordavam para a realidade...

Carla disse...

Hehe, Maguita! Sua sortuda!! Ai quem me dera poder voltar a deitar-me a essas horas ... Assim comassim, já chego uma hora atrasada ao emprego pk nao consigo sair da cama de manhãzinha. Se me deitasse a essas horas só ia de tarde lol.

Hmm, curiosamente no de 2007 também tava na cama. Digamos que nessa altura é que chegava mesmo tarde ao trabalho hehe