terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O poder dos jogos online


Há umas semanas escrevi sobre o fenómeno do FarmVille e ontem deparei-me com uma notícia que falava precisamente no facto de os jogos existentes no Facebook estarem a destronar outros jogos online.

A crescente popularidade dos jogos nas redes sociais, como o Mafia Wars e o FarmVille no Facebook, está a relegar para segundo plano outros jogos online populares, como o Travian e o Tribal Wars. Por exemplo, o FarmVille surgiu apenas em Junho e já conta com cerca de 70 milhões de utilizadores. Por oposição, o jogo online mais popular em Portugal, o Travian, precisou de quatro anos para chegar aos cinco milhões de utilizadores activos.

Os jogos online têm uma grande vantagem: podemos estar em qualquer parte e ir dar uma espreitadela para ver como andam as coisas. O facto de um jogo estar inserido no Facebook facilita, visto que hoje em dia muita gente usa essa aplicação, vai lá diariamente e basta clicar num ícone para ver como está a sua quinta do FarmVille.

Isto faz-me recordar os meus tempos de jogadora: sempre fui adepta de jogos de computador. Ainda me lembro das horas que passava a jogar sem me fartar. Belos tempos esses em que a única preocupação a seguir aos trabalhos de casa era escolher o jogo a que me iria dedicar.

Na altura jogava-se ao Prince of Persia, ao Sensible Soccer ou ao Arkanoid e era a loucura. Agora criamos quintas e cidades virtuais. Mas já se sabe, é a evolução dos tempos...

0 comentários: