quarta-feira, 2 de março de 2011

Opinião dos meus caríssimos leitores

Hoje em dia somos obrigados a desconfiar de tudo e todos, daí que precise da vossa ajuda. Já me ligaram umas 3 vezes de supostas associações a pedir um donativo para uma determinada criança. Identificam-se devidamente, explicam tudo e dizem ter um acordo com os CTT em que o carteiro entrega a carta deles em mão e nós entregamos o donativo ao carteiro. Como esta modalidade é nova para mim, fico de pé atrás e pergunto se não existe outra forma de o fazer. Lá me dão um NIB. Nisto vou ver se descubro alguma coisa na net sobre a associação ou a criança em causa e... nada.

Não me importo de ajudar e até sou solidária neste tipo de situação, mas sou obrigada a desconfiar. Já aconteceu algo semelhante a algum de vocês?

Ainda por cima a senhora queria saber quanto eu ia dar e se fazia a transferência hoje. E eu, muito indignada, respondi "não faço ideia do que vou dar e se vou dar". Silêncio... "Sim, claro, era só para poder identificar a sua transferência para lhe enviar o recibo". Até pode ser, mas...

8 comentários:

Sofisga disse...

Ah sim, também recebi pela primeira vez esse tipo de abordagem por telefone há uns dias de uma associação de Bila Noba de Gaia. Como fui apanhada de surpresa e queria informar-me melhor como tu, fui logo dizendo que não tinha por hábito prestar esse tipo de solidariedade por telefone, ao que a pessoa do outro lado se limitou a resignar-se e a agradecer anyway.

Lily disse...

A de hoje tb era de Gaia! Mas já me ligaram de outros sítios. Esta falou mesmo como se fosse absurdo eu não dizer quanto ia dar e se fazia a transferência hoje. É que as outras deram o NIB, etc. e não disseram mais nada. Pq eu aproveitei logo para perguntar se tinham site e sse tipo de coisa, no fundo, para poder investigar. Esta foi logo "e quanto vai dar?" e eu "hmmm, não sei" e ela "e vai fazer a transf. hoje?" e eu já a passar-me "não faço ideia sequer se vou fazer" e ela "ai pronto, era só para poder identificá-la e poder mandar-lhe o recibo". Não vou arriscar. Até pode ser verdade, mas não me parece muito normal este tipo de abordagem por telefone

Filipa disse...

Aqui no escritorio onde trabalho costumamos receber esses telefonemas, e uns dias depois passa sempre cá alguem que traz o recibo e leva o dinheiro, mas eu sou totalmente contra esse tipo de donativos.

Primeiro como não conheço as associações ou que tipo de serviço prestam não confio.

Se uma das associações que existem aqui perto fizerem campanhas eu dou dinheiro, dou materiais, brinquedos, etc. Mas dou porque vejo trabalho feito, agora associações que não conheço não dou...mesmo que digam que é para uma cadeira de rodas para uma menina...ah e detesto este tipo de abordagem !

Maguita disse...

"a senhora queria saber quanto eu ia dar e se fazia a transferência hoje"
Não gostei.

Carla disse...

Podes sempre perguntar aos CTT se isso é fiável, mas eu também não gosto desse tipo de abordagem.

Aliás, os CTT têm uma campanha solidária muito mais interessante, chamada o pacote solidário ou lá o que é, em que levamos material para doar (livros, roupa, brinquedos, o que seja) aos CTT, lá eles têm uns pacotes especiais para isso, metes lá dentro o material, na face do pacote marcas com uma cruz a associação a que pretendes doar as coisitas e eles encarregam-se do resto (não pagas nada).

Foi isso que fiz no Natal, aliás foi a única "prenda" que dei este Natal.

B disse...

Por mim,é tudo treta.... entregas o envelope ao carteiro com o dinheiro.. bah,vou ao chinês e compro uma fantasia de carteiro.
Eu desconfio sempre dessas coisas e não me pareçe lá muito confiável.
Existem outras forma que a Lily pode ajudar,indo directamente a instituições.

Sofisga disse...

Ó Lily, eu também passo recibos, verdes e electrónicos, fazes uma transferenciazinha à amiga?

torrona disse...

Oi prima
É mesmo para desconfiar, sem informação nenhuma na net?!
Eu quando dou sei a quem dou e não é ao carteiro!

Jocas