sábado, 16 de fevereiro de 2013

Trabalhador independente sofre

O trabalhador independente tem de saber as leis todas, estar atento a todos os decretos e usar post-its com os prazos que não pode falhar, porque o IVA tem de ser pago ao dia 15, mas a Seg. Social já é ao dia 20, este tipo de coisa. O ano passado criou-se uma nova declaração a entregar até ao dia 15 de fevereiro. Mais um post-it.
 
O trabalhador independente acede ao site da Seg. Social para cumprir as suas obrigações. Ao tentar aceder à declaração, a mensagem que ninguém quer ler:

"Caso pretenda entregar ou substituir a sua declaração, por favor dirija-se aos serviços da Segurança Social. Alerta-se para o facto de que a entrega fora de prazo está sujeita à aplicação de contraordenação, nos termos legais."
 
O drama. O horror. Tenta-se mais umas 50 vezes, pois o site pode estar congestionado. A mensagem continua. Nada disto seria grave se não fosse a véspera do prazo, portanto resta pegar na tenda e ir acampar para a porta da Seg. Social no dia seguinte. O drama. O horror.
 
Mas antes de tomar medidas drásticas, talvez o melhor seja ligar para a linha de apoio, visto que é um dos serviços que realmente funciona bem. E colocado o meu problema, eis que a D. Adelaide, Adélia ou qualquer nome parecido explicou que "a lei mudou, agora já não é assim". Então a dita declaração que entrou em vigor o ano passado e que tinha de ser entregue obrigatoriamente através do site vai passar a ser entregue juntamente com o IRS.
 
Eu, trabalhadora independente, tenho uma sugestão: em vez de colocarem uma mensagem tão vaga como "dirija-se à Seg. Social", porque não indicar simplesmente que a declaração passa a ser entregue como anexo do IRS?
 
Mas não, o mais importante é dizer "Toma, toma, agora não sabes como entregar a declaração e ai de ti se não cumprires o prazo que levas com uma contraordenação e ainda tens sorte se não fores parar a Guantanamo".

2 comentários:

Carla disse...

Tinha uma colega que afirmava "Recuso-me a trabalhar a recibos verdes. Rrrrrrrrrrecuso-me!" Claro que isto foi no período pré-crise.

Filipa disse...

Trabalhadores independentes e os seus contabilistas sofrem mesmo muito!

Então com a segurança social é mesmo de chorar com tanto sofrimento.